(11) 3135-5000

(21) 3175-3600

Softphone: uma tendência ou realidade?

Você já ouviu falar em Softphone? Se ainda não, conheça já as vantagens que este sistema de telefonia pode trazer à sua empresa ou mesmo à sua residência. O que é mais comum atualmente é o uso do adaptador para telefone analógico, que pode ser ligado à sua linha, ou o telefone IP, conectado diretamente na rede. A diferença entre estes mecanismos e o softphone é simples: este último consiste em um software que, ao ser instalado no computador, oferecerá todas as funções de um telefone. Portanto, representa uma opção muito prática e barata.

Por outro lado, muitas empresas ainda relutam em aderir ao sistema, já que neste caso só é possível fazer e receber chamadas se o computador estiver ligado, o que significaria perder oportunidades de negócios, caso o computador esteja desligado. Mas para entender qual a vantagem do uso do softphone, pense na seguinte situação: uma empresa costuma ter vários pontos e ramais. Imagine se, para a implantação do sistema VoIP (chamadas de voz que podem ser realizadas através da internet), fosse necessário adquirir um telefone IP para cada ramal. O custo ao final seria altíssimo, certo?

O softphone funciona como um simulador de telefone no computador ou em smartphones, ou seja, é o único meio de implantar o VoIP sem a necessidade de aparelhos físicos. Basta instalar o programa e conectar headphones no computador para que seja possível fazer e receber chamadas. Existem até versões gratuitas do programa, mas mesmo as que são pagas ainda são mais baratas que esses outros sistemas para implementar a tecnologia VoIP. Após instalar, basta configurar o aplicativo para que ele não seja bloqueado pelo firewall do computador e começar a usar.

Trabalhar com o programa é bem simples: ele conta com um teclado virtual que simula o de um telefone convencional e, dependendo do plano adquirido, permite fazer chamadas para outros softphones e também para telefones físicos de quaisquer operadoras. Depois das mensagens de texto via internet, foi um dos melhores avanços tecnológicos no quesito comunicação. É possível conversar em tempo real utilizando apenas um computador e uma conexão. A segurança do usuário fica por conta de um login e senha necessários para acessar a plataforma e o registro de todas as chamadas efetuadas e recebidas, que fica armazenado em uma central.

Sendo assim, cada ramal terá os seus dados de acesso, o que garante total segurança de informações, além da praticidade de poder acessá-lo de onde estiver o seu computador. Se você precisar ficar alguns dias em outra sala, por exemplo, você poderá atender pelo mesmo ramal, através do seu computador, sem que nenhuma alteração seja necessária para isso.

Por conta dessa liberdade e baixo custo, muitas empresas estão atualmente elegendo o softphone como a melhor maneira de implantar o VoIP em seus ramais. Para isso, porém, é necessário contar com uma empresa de qualidade na hora de instalar e configurar o sistema. Se é disso que você está à procura, te convidamos a conhecer a Option Telecom, especialista em promover este tipo de solução para sua empresa.

(imagem:divulgação)