(11) 3135-5000

(21) 3175-3600

Qual a diferença entre internet dedicada e compartilhada?

As pessoas estão mudando o comportamento ao longo dos últimos anos, influenciadas pela revolução tecnológica. A grande questão é o impacto que essa mudança traz para as atuais conexões de internet e seus efeitos nas redes a longo prazo, especialmente para as corporações.

O anúncio da substituição plena do sistema analógico para o digital, por exemplo, parece não trazer grande entusiasmo aos apaixonados pelos serviços de vídeo sob demanda, um mercado em crescente ascensão. O diretor do YouTube prevê que até 2020 o consumo de vídeos online ultrapassará a TV tradicional. O motivo é simples: os usuários podem assistir seus conteúdos preferidos, a qualquer momento e lugar. Estima-se que o internauta gaste, em média, 1 hora e 15 minutos diariamente assistindo conteúdo online. Este tempo deverá ser de três horas, nos próximos três anos. Especialistas apontam ainda que mais de 49% dos internautas brasileiros assistem VOD (Video on Demand). O percentual é semelhante ao número de usuários com o mesmo perfil nos Estados Unidos – um resultado que surpreende, por se tratar da comparação de um país ainda em desenvolvimento com uma das maiores potências globais.

O fato é que com o aumento do volume de tráfego de dados nas redes, empresas devem rever suas conexões para não serem prejudicadas. Administradores precisam decidir pela melhor conexão de internet para o seu negócio: a compartilhada ou a dedicada?

Em relação à custo, nem sempre a solução mais barata e a mais comum pode suprir necessidades de qualidade e agilidade que as empresas tanto requerem. Embora a internet compartilhada tenha hoje um preço atrativo, ela pode gerar instabilidade de sinal e lentidão no acesso já que inúmeros usuários – sejam residenciais ou corporativos – fazem uso de uma mesma conexão, simultaneamente.

Já a internet dedicada, sem dúvida, é a ideal para estabelecer uma conexão de acesso exclusivo à rede, garantindo que empresas usufruam de acessos ininterruptos e com altíssimas velocidades. Ou seja, neste caso, ao invés de seus colaboradores dividirem o sinal com uma grande quantidade de pessoas (como acontece na compartilhada), eles terão acesso direto aos serviços de distribuição de internet. Por isso, a garantia de que o seu negócio não irá parar devido à oscilação de sinal, o qual na conexão compartilhada é muito maior! Além disso, a internet dedicada pode reduzir custos com telefonia, ao permitir que funcionários realizem chamadas via VoIP (Voz sobre IP).

A Option Telecom é uma operadora de telefonia fixa que oferece as melhores opções de internet para empresas de diferentes tamanhos e segmentos, em todo o país. A companhia disponibiliza uma equipe para um estudo completo das necessidades de banda, desenvolve e implementa projetos de rede personalizados para cada negócio. A Option Telecom provê ainda total suporte aos clientes, assegurando que o sinal seja contínuo e que as velocidades contratadas sejam entregues, com altos índices de desempenho e disponibilidade de conexão aos usuários.

Em meio à crise, a melhor saída para retomar o crescimento é através da inovação. Então, que tal optar por um link de internet dedicada para turbinar as operações da sua empresa antes de ser pressionado a fazer essa mudança, num futuro próximo, quando a conexão de internet compartilhada deixar de atender às reais necessidades do seu negócio?

Antecipe-se! Fale com nossos especialistas!

0 Comments

Add comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*