(11) 3135-5000

(21) 3175-3600

Internet industrial aumenta a produtividade das empresas

Não é de hoje que a tecnologia tem revolucionado o dia a dia das empresas. Do celular de bolso a tablets, notebooks e ramais por IP, agora, a tendência é conectar os equipamentos no chão de fábrica à internet para melhorar a gestão da manufatura e aumentar a produtividade.

As chamadas “máquinas inteligentes” representam uma nova era para a indústria, que veio para ficar. Já estabelecidas na Europa e nos EUA, agora, elas ganham espaço no Brasil. Muito debatido em eventos de diversos setores como o de saúde, mineração, aviação, entre outros, o tema “internet industrial” chama a atenção de fabricantes, interessados em modernizar suas plantas fabris, rumo à retomada da competitividade em meio à recessão econômica do país.

Segundo a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), até 2018 cerca de 85% dos negócios devem adotar a internet industrial. Estima-se que mais de 50 bilhões de aparelhos estejam conectados à web até 2020 e, além disso, a estimativa é que mais de US$ 15 trilhões de negócios sejam gerados em mercados globais inexplorados nos próximos três anos.

Empresas que optam pelas máquinas inteligentes obtém até 20% de melhoria nas linhas de produção, aumentando a produtividade e a qualidade do que é fabricado, enquanto diminuem paradas não planejadas e custos operacionais.

O potencial da internet banda larga

Com interfaces mais amigáveis para os operadores, os equipamentos conectados à internet banda larga são capazes de gerar relatórios com dados completos e precisos sobre as linhas de produção, em tempo real. Por isso, com recursos tão avançados em mãos para monitorar a manufatura, os gestores podem tomar decisões com mais facilidade, rapidez e assertividade.

Num cenário tão inovador – onde sensores e softwares são agregados às máquinas para conectá-las à web, coletar e armazenar dados na nuvem – também há grandes desafios. Dentre eles está a disponibilidade de infraestrutura de internet banda larga na fábrica que precisa ser avaliada, visto que é essencial saber se ela será capaz de suportar tantas conexões com as novas e poderosas plataformas digitais.

Imagine, por exemplo, se a fábrica dispõe de uma rede compartilhada de internet, tendo que lidar com o alto tráfego de usuários de fora da corporação, quedas na conexão ou mesmo a lentidão de sinal? Dificilmente o fabricante poderia alcançar a velocidade e os resultados de produtividade desejados na sua estratégia de automação. A questão é que as “máquinas inteligentes” requerem uma infraestrutura de internet banda exclusiva para uma melhor performance. O acesso ininterrupto e estável à internet banda larga é que assegura as comunicações com os gestores, 24 horas e sem falhas.

Portanto, não há dúvidas, de que o primeiro passo para inovar é averiguar como anda a conexão de internet banda larga da sua planta fabril. As máquinas conectadas não terão um bom desempenho com um sinal fraco ou instável de internet. Que tal implantar um link dedicado para tornar realidade a modernização da sua manufatura?

Option Telecom oferece link dedicado de internet com um universo de vantagens

A Option Telecom, uma operadora de telefonia fixa, pode ajudar a sua empresa a aumentar a velocidade de conexão à rede e torná-la estável, por meio de um link dedicado de internet. Atendendo às empresas de diversos tamanhos e segmentos do mercado, a Option Telecom oferece um time de profissionais qualificados no suporte técnico e no monitoramento das conexões, para que seus clientes usufruam das melhores taxas e de 100% de velocidade de banda contratada, com total segurança em criptografia.

Fale com nosso especialistas e saiba como o link dedicado de internet da Option Telecom pode ter um papel fundamental para garantir o sucesso das conexões na área de manufatura da sua fábrica! Confira nossas ofertas especiais!

(imagem: divulgação)

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossas ofertas especiais.

Leia também “Empresas investem em telefonia via internet para reduzir custos“.

0 Comments

Add comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*