(11) 3135-5000

(21) 3175-3600

Coworking: vale a pena adotar este modelo de trabalho?

Você já ouviu falar sobre o coworking? Ele veio para resolver um dos maiores desafios encontrados pelas empresas e profissionais autônomos: conseguir um espaço bem localizado e com preço justo para exercer suas atividades.

Esse conceito chegou com a proposta de oferecer uma infraestrutura completa para empresas e freelancers.

Apesar de estar ganhando força no Brasil agora, essa modalidade já existe e é consolidada em diversos lugares do mundo.

Pensando nisso, reunimos os principais pontos sobre o tema para você entender se vale a pena adotar esse modelo de trabalho e as vantagens que ele oferece. Confira!

Afinal, o que é um coworking?

Em 2019, segundo o Censo Coworking Brasil, existiam 1.497 espaços conhecidos e formalizados como coworking nas cidades com mais de 100.000 habitantes.

Esse conceito se refere a um espaço democrático de uso compartilhado entre empresas, startups, profissionais autônomos e freelancers.

A locação é feita de acordo com a necessidade de cada um, podendo ser por hora, apenas para uma reunião ou ainda para um contrato mensal, por exemplo.

O ambiente é ideal para quem não tem um espaço adequado para fazer home office e quer fugir das distrações dos lugares públicos.

Além disso, o coworking conta com algumas facilidades, como recepção, internet, luz, água, mobiliário e alguns diferenciais que cada espaço oferece, como cafeterias, restaurantes, entre outros.

Quais são suas principais vantagens?

Existem diversas vantagens nesse tipo de locação, então separamos as principais para você entender um pouco melhor o motivo dessa ideia estar ganhando tanta força pelo país:

Custo reduzido

Um dos principais motivos que levam os profissionais a procurarem um coworking é o custo reduzido, já que todas as despesas são compartilhadas entre os usuários.

No aluguel já estão inclusas despesas como água, luz, internet, telefonia, entre outros, independentemente se você aluga por uma hora ou mensalmente.

Networking

A rede de networking que essa forma de trabalho possibilita é enorme, já que você estará diariamente com profissionais das mais diversas áreas.

Isso lhe permite conhecer outras empresas, pessoas com ideias e formas de trabalhar diferentes, possibilitando novas parcerias.

Esse é um dos motivos que as startups estão em peso nesses ambientes.

Boa localização

Os prédios dedicados aos espaços de coworking normalmente estão localizados nos melhores pontos das cidades, permitindo fácil locomoção, tanto de transporte público, como carro, bicicleta, entre outros.

Esse ponto é vantajoso também para marcar reuniões, pois quem vive no mundo dos negócios sabe que tempo é dinheiro.

Infraestrutura completa

Como citado anteriormente, os espaços de coworking já contam com serviço de recepção, estações de trabalho, salas de reunião, luz, internet, telefone e diversas outras facilidades.

Basta levar seu notebook e o que mais precisar para trabalhar, sem ter que se preocupar com mais nada.

Muitos espaços oferecem ainda alguns lanchinhos e café.

Quem pode usar o coworking?

O coworking é ideal para qualquer profissional que busque um espaço inovador e completo para trabalhar, seja uma grande empresa, startup, freelancer ou autônomo.

O principal objetivo é ser um local democrático e que tire o peso da burocracia dos escritórios tradicionais, proporcionando um ambiente apropriado e descontraído

Mas tome cuidado ao escolher o espaço ideal para você: com diversas pessoas utilizando a mesma rede de internet simultaneamente, o coworking precisa contar com soluções que atendam a alta demanda, como a internet dedicada, que oferece um link exclusivo, levando mais agilidade à rede de comunicação corporativa.

Esta solução melhora consideravelmente o fluxo de operações e oferece alta disponibilidade em transmissão de dados para que todos consigam utilizá-la sem interferir na qualidade.

Com a evolução do mundo corporativo, o coworking tende a crescer cada vez mais, levando os usuários a ficarem ainda mais exigentes em relação aos benefícios oferecidos na hora de escolher seu local de atuação.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa ou espaço de trabalho compartilhado? Entre em contato conosco agora mesmo!

(Imagens: divulgação)

About the Author

relacionamentoView all posts by relacionamento